segunda-feira, 6 de abril de 2009

As águas frias do Pacífico


Cenas de um filme ainda não escrito... É o que parece o cenário em volta do mar de Valparaíso, cidade a aproximadamente 120 quilômetros da capital chilena, Santiago. Para aqueles acostumados apenas ao Oceano Atlântico, o Pacífico é ainda mais fascinante. Em boa parte do dia, só é possível visualizar o primeiro plano. O horizonte some em meio a névoa. A cidade tem o maior porto do Chile, de onde saem, principalmente para os Estados Unidos e para a Europa, produtos como cobre, mineral produzindo em abundância no país, e frutas de clima temperado, como framboesas e pêssegos. Gaivotas e pelicanos são visitantes habituais. As casas coloridas, muitas datadas do início do século passado, ajudam a produzir um encantamento especial no lugar. Bem próxima de Valparaíso fica Viña del Mar, cidade com lindas praias margeadas por prédios, onde moram as pessoas com maior poder aquisitivo. Em plena primavera, moradores e turistas dividem as areias das praias vestidos de calças e casacos. A temperatura das águas do Pacífico normalmente não ultrapassa os 15 graus. São poucos os que colocam biquínis e shorts para aproveitar o sol que surge no meio da tarde. Valparaíso, trabalho. Vinã del Mar, prazer. As duas são motivos a mais para conhecer o país vizinho.


Cidades litorâneas O passeio de Santiago, capital chilena, até as cidades litorâneas dura praticamente o dia inteiro e custa em torno de US$ 50, excluindo o almoço.


Satélite Valparaíso e Viña del Mar Chile
Texto e foto: Cassandra Barteló
Revista Muito n º 33 - 16/11/2008

Um comentário:

Silvana Malta disse...

Ai, que vontade de conhecer... : )

Olha só, adorei passear por aqui e ver que minha amiguinha está fotografando, escrevendo, viajando!!!
Adorei os textos. Consigo visualizar você ao meu lado, contando tudo com a voz baixinha, os olhos brilhando, mãos nervosas e aquele entusiasmo que lhe é tão peculiar quando algo toca a tua alma.
Adoro você.